sexta-feira, março 21, 2008

Pão de queijo bem caseiro

Sabe aquele pão de queijo que derrete na boca? Aquele que a gente toma com café bem docinho? É bom demais não é? Vou dar pra você minha receita, com as dicas e vc verá que, apesar de dar um pouco de trabalho (é preciso sovar um pouco, mas pra isso peça ajuda do marido/namorado/amante e/ou dos filhos e faça dessa empreitada um tempo de aconhego com a família. Você verá que vale a pena.
Ingredientes
1 kg de polvilho doce
3 copos de leite (copo tipo americano)
1 copo e meio de óleo
2 colheres de sopa bem cheia de manteiga (nunca uso margarina)
10 ovos
3 copos de queijo de minas ralado
sal a gosto
Modo de Fazer
Ferve o leite, juntamente com a manteiga e o óleo e escalda/joga por cima do polvilho onde vc ja colocou o sal a gosto (eu coloco muito pouco ou não coloco, vai depender se o queijo está muito salgado ou não). Para isso vc tem que colocar o polvilho em uma vazilha mais aberta. Eu uso uma gamela linda que ganhei de presente tempos atrás. Quando vc conseguir mexer nessa massa, colocar a mão nela, não precisa esfriar totalmente, ponha os ovos de umas três vezes. Ai começa a sovar e utilize aquela minha idéia de pedir ajuda. Amasse até a massa ficar homogênea, ai faça os bolinhos e ponha pra assar em forno pré-aquecido. Não precisa untar a forma. Quando dourar levemente eles estão prontos. Dá mais ou menos 50 pãezinhos.
Dica 1 - Na hora de medir o óleo, coloque o copo chedio até o vinco do copo americanos e o meio copo bem medido, meio mesmo.
Dica 2 - Quebre todos os ovos de uma vez, numa vazilha à parte, e bata um pouco. Na hora de colocar os ovos na massa coloque aos poucos, eu costumo colocar de 3 vezes.

0 comentários:

Postar um comentário