quinta-feira, março 26, 2009

Novos usos para coisas do dia a dia


Saiba como substituir produtos específicos para a casa e para o corpo por alternativas caseiras


Ilustração Fernanda Simionato






Azeite de oliva age como hidratante e deixa o pelo flexível, facilitando o barbear 



MAURÍCIO HORTA

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

RACHEL BOTELHO

DA REPORTAGEM LOCAL


Se a vida lhe der um limão, faça uma limonada... Ou use-o para desinfetar a tábua de picar alimentos, estabilizar a clara em neve e tirar odores indesejados das mãos. A exemplo dessa fruta cítrica, há outros ingredientes, encontrados em despensas domésticas e armários do banheiro, que podem substituir produtos próprios para a limpeza da casa e para os cuidados com o corpo, entre outras funções. Seja para economizar em tempos de crise, seja para contornar imprevistos, saiba como tirar proveito de 17 ingredientes multiuso.


Use abacate para:

1 >> Hidratar os cabelos. Bata no liquidificador um abacate com uma clara de ovo e aplique nos cabelos úmidos, enxaguando após 15 minutos. A oleosidade do abacate dá brilho e facilita o penteado, enquanto a clara fixa o óleo sobre os fios. Se não tiver abacate à mão, substitua-o por banana. 



Use vinagre para:

2 >> Substituir o limão como tempero. Uma colher de limão-taiti equivale a duas de vinagre de vinho.



3 >> Tratar o cabelo oleoso. Lave a cabeça como de costume; depois, jogue sobre ela um quarto de xícara de vinagre e enxágue em seguida. Por ser ácido, o vinagre ajuda a equilibrar o pH do cabelo. Prefira o de maçã, que tem um odor mais suave.



4 >> Diminuir alergias causadas pelo contato com a roupa. Adicione meio copo de vinagre no último ciclo de enxágue da máquina. O vinagre vai neutralizar o pH elevado por resíduos do detergente em pó utilizado na lavagem.



5 >> Matar lêndeas do cabelo de crianças. Molhe o couro cabeludo e todo o comprimento do cabelo com uma solução de meio copo de vinagre em um litro de água. Envolva os cabelos com uma toalha ou touca plástica e deixe agir por 20 minutos. Depois, retire as lêndeas com um pente fino. Repita o procedimento uma semana depois.



6 >> Tirar camadas escurecidas de panelas de cobre. Limpe a superfície com vinagre. O ácido acético encontrado no vinagre, assim como o cítrico do limão, solvem o óxido de cobre, produzido naturalmente pela oxidação do metal. Como o óxido de cobre é tóxico, é mais seguro transformar o tacho em enfeite.



Use chá de camomila para:

7 >> Acalmar pele queimada de sol. Faça compressas frias de um chá bem forte. Quando usada bem gelada, a compressa também pode melhorar olheiras causadas por cansaço. A camomila diminui a vasodilatação na pele.



Use água oxigenada para:

8 >> Reduzir odores nas axilas. Adicione duas colheres (sopa) de água oxigenada 10 volumes no desodorante para melhorar a ação. A água oxigenada controla o crescimento de bactérias, que causam o mau cheiro. No entanto, não se deve usar em concentrações muito fortes, pois pode causar irritações na pele. 



Use álcool para:

9 >> Remover restos de etiquetas. Deixe que o líquido penetre na etiqueta e depois retire os resíduos. A cola vai soltar-se porque o etanol é um solvente.



Use bicarbonato de sódio para:

10 >> Desentupir um cano de esgoto. Dilua meio copo de bicarbonato em dois de água quente. Jogue no ralo e deixe agir por cinco minutos. Depois, jogue água. Muitas vezes, o cano está entupido por uma combinação de cabelo e gordura; o bicarbonato dissolve essa gordura e permite que o cabelo vá embora.



11 >> Tirar o tom amarelado dos cabelos brancos. Depois de lavados, enxague-os com um pouco de água e uma colher (sopa) de bicarbonato, deixando secar. O bicarbonato é um agente limpante que retira a poluição responsável pela tonalidade indesejada.



Use limão para:

12 >> Limpar a tábua de picar alimentos. Deslize uma fatia sobre a superfície para desinfetar. Além de o sumo do limão ser ácido, seu óleo age como bactericida. 



13 >> Estabilizar a clara em neve. Um pouco de ácido -sejam algumas gotas de limão, seja uma pitada de cremor de tártaro- ajuda a clara em neve a não "derreter" se for necessário reservá-la antes de ser empregada em uma receita.



14 >> Tirar odores da mão. Lave-as com um copo de água misturado com uma colher (chá) de suco de limão para neutralizar odores de água sanitária, alho, cebola ou peixes. É importante enxaguar bem em seguida para evitar queimaduras decorrentes da exposição ao sol.



Use casca de ovo para:

15 >> Elevar o pH de solo ácido. Lave bem e moa as cascas; depois, jogue-as no jardim ou na horta para elevar o pH do solo, evitando que fique ácido, impróprio para as plantas.



Use sal para:

16 >> Gelar uma garrafa de espumante rapidamente. Coloque gelo na base de um balde de gelo e jogue algumas colheres de sal. Alterne camadas de sal e gelo até o pescoço da garrafa. Encha de água, espere dez minutos e sirva. O sal diminui o ponto de fusão do gelo para menos que 0ºC, fazendo com que a mistura líquida em contato com a garrafa esteja mais gelada.



Use amido de milho para:

17 >> Dar banho em criança com brotoejas ou em pessoas com muita coceira. Para cada litro de água, adicione uma colher de amido e tome um banho de imersão por dez a 15 minutos. Por ser levemente alcalina, a solução de amido neutraliza a acidez que causa a irritação. 



Use carvão de churrasco para:

18 >> Reduzir odores na geladeira. Coloque pedacinhos de carvão recém-aquecido em um copo e deixe na geladeira para ajudar a absorver substâncias voláteis. O carvão tem uma superfície de contato muito grande e, quanto maior essa superfície, maior a eficácia. Use o carvão que sobra do churrasco.



Use água fervente para:

19 >> Matar ervas daninhas entre rachaduras de calçadas. Jogue uma panela de água fervente na área que deseja limpar. É mais eficiente do que outros métodos caseiros e não prejudica o solo tal como o vinagre, que causa mau cheiro, aumenta o pH do solo e atrai moscas. 



Use aveia para:

20 >> Combater a caspa. Faça uma máscara com um litro de água fria e uma xícara (chá) de aveia em flocos. Após a lavagem, aplique essa mistura no couro cabeludo e deixe agir por 20 minutos. Depois, lave novamente. A aveia tem capacidade de retirar escamas do couro cabeludo.



Use iogurte para:

21 >> Substituir o condicionador. Aplique sobre os cabelos após a lavagem, deixe agir por um minuto e enxágue em seguida. Os cabelos ficam desembaraçados e fáceis de pentear, pois, assim como o condicionador, o iogurte cria uma película em torno dos fios.



Use talco para:

22 >> Tirar a oleosidade do cabelo. Se não tiver tempo para lavá-los antes de uma festa, aplique uma pequena quantidade de talco no couro cabeludo para absorver o excesso de óleo. Não exagere na quantidade para o cabelo não ficar esbranquiçado e evite o uso constante, que pode prejudicar o couro cabeludo.



23 >> Manter pés e axilas secos. O talco absorve a umidade e, com isso, evita a proliferação de micro-organismos que causam mau cheiro. Não exagere na quantidade, no entanto, pois isso poderá descamar a pele.



Use azeite de oliva para:

24 >> Barbear-se. O azeite, que age como hidratante, deixa a pele mais macia e o pelo mais flexível, facilitando o corte. No entanto, não é indicado para peles oleosas: o óleo pode entupir poros, o que favorece espinhas e cravos.



25 >> Prevenir que a cera grude em um castiçal. Esfregue uma camada fina na superfície do castiçal antes de colocar a vela. A cera que escorrer não vai aderir ao metal, que fica "escorregadio", e poderá ser descascada facilmente.



26 >> Umedecer a cutícula. Aplique uma pequena porção de azeite no entorno das unhas. O óleo evita que a pele perca água.



27 >> Tratar peles ressecadas. Passe uma fina camada sobre o corpo depois do banho ou da depilação. A dica não vale para o rosto, que é mais oleoso.



28 >> Soltar o zíper. Aplique uma gota no zíper, evitando tocar o tecido. O óleo lubrificará os dentes, evitando que ele emperre.



29 >> Silenciar portas que rangem. Na falta de outro lubrificante, pode-se aplicar um pouco de óleo na parte superior das dobradiças, deixando escorrer. 



Use farelo de aveia para:

30 >> Evitar bolas de pelo em gatos. Embora o mais comum seja adicionar azeite de oliva à ração, essa receita não é muito eficaz. O melhor é acrescentar farelo de aveia ou cevada e cenoura crua aos alimentos.



0 comentários:

Postar um comentário