terça-feira, julho 14, 2009

Molhos de Salada

Muitas vezes, a diferença entre uma salada sem graça e outra cheia de bossa está no molho. Para simplificar a minha vida, eu procuro ter pelo menos 2 molhos frios prontos na geladeira: para enfeitar uma salada ou dar um toque especial a legumes grelhados ou uma carne fria até a salada de alface (momento de confissão: não entendo mesmo qual a graça na tal folha verde) fica um pouco mais atrativa com um molho de mostarda por exemplo… Esse molho de gergelim é uma pura delicia… isso claro, se você gosta de gergelim. Esse molho está sempre na geladeira e ele fica perfeito com a salada de cenouras por exemplo. Ou também com peixes grelhados. Esse molho engrossa depois de gelado, portanto quando tirar da geladeira, não deixe de mexer bastante com um garfo e possivelmente pingar um pouquinho de água para diluí-lo. O molho de iogurte é um básico e fica delicioso com folhas verdes: alface, agrião, rúcula etc. Você pode facilmente adaptá-lo e usar outros temperos como coentro, dill, e hortelã. Às vezes gosto de por um pouquinho de mostarda tipo Dijon também. E o molho de mostarda, é uma versão da clássica vinagrete francesa. Esse molho é mais puxado na mostarda e fica particularmente bom com salmão e com carnes brancas frias.
molho de gergelim
ingredientes
150 ml da tahine (pasta de gergelin)
150 ml de água
80 ml de suco de limão
2 dentes de alho
½ colher de sobremesa de sal
modo de preparo
1. Ponha todos os ingredientes no liquidificador e bata até formar um creme. Se o molho ainda estiver grosso demais, acrescente um pouco de água. O molho deve estar cremoso mas não liquido.
molho de iogurte e ervas
ingredientes
1 copo de iogurte natural, ou natural desnatado
2 colheres de sopa de azeite extra-virgem
1 copo de salsinha
2 colheres de sopa de manjericão
1 colher de sopa cebolinha
Sal e pimenta a gosto
Tabasco a gosto
modo de preparo
1. Ponha todos os ingredientes no liquidificador e triture bem. Triture até não haver mais pedaços de folhas (eu ponho no turbo do aparelho).
Vinagrete de mostarda
ingredientes
1 colher de sopa de mostarda tipo Dijon
1 ½ colher de sopa de vinagre de vinho tinto
1 colher de sopa de suco de limão
¾ copo de azeite de oliva extra-virgem
Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto
modo de preparo
1. Misture numa vasilha a mostarda, o vinagre, o suco de limão, e o sal. Com um garfo, adicione o azeite aos poucos, quase no gota a gota, batendo sem parar para criar um molho bem cremoso. Vai demorar um pouquinho mas não deixe de ir pingando o azeite e batendo sem parar, para criar uma emulsão. Os molhos guardam na geladeira, em recipiente fechado, por varios dias.

0 comentários:

Postar um comentário