quinta-feira, julho 16, 2009

Regras básicas de remoção de manchas



Conheça as regras básicas de remoção de manchas e conserve suas roupas bonitas por muito mais tempo. Veja as dicas É muito comum manchar a roupa seja com a gordura do pastel, o batom, o café, afinal no dia a dia, somos passíveis desses acidentes e para que a roupa não se danifique, algumas medidas rápidas devem ser tomadas.Agora me conte, em que casa não há pelo menos uma pessoa que deixa atrás de si um rastro de manchas e marcas como uma trilha: o "faz-tudo" da casa que espalha marcas de graxa da garagem ao sótão, ou então, o cozinheiro que espalha molho de macarrão do teto ao tapete.Marcas de grama em jeans, de vinho na toalha de mesa, manchas de óleo na entrada da garagem. E o pior de tudo é que cada mancha exige um tratamento diferente. Molho de tomate no tapete não pode ser tratado da mesma forma que extrato de tomate em uma blusa. E além de ter que identificar o tipo de mancha e a superfície manchada, você ainda precisa agir rápido. Quanto mais tempo as manchas ficam, mais difíceis são de remover sem danificar a superfície manchada. Se você não identificar a mancha corretamente ou usar um agente removedor ou técnica inadequadas, pode tornar a marca permanente e causar um dano ainda maior ao tecido manchado.
Regras básicas de remoção de manchas
Uma vez que você compreendeu as regras básicas sobre o tratamento de manchas, você está pronto para lidar com elas de maneira mais eficaz - sem perder tempo tentando lavar para tirar uma mancha com água de torneira, quando o necessário é tratá-la com um produto removedor. As regras a seguir se aplicam a quase todos os tipos de manchas. A regra número 1 e 2 são fundamentais no tratamento de manchas em geral.
1. Quanto mais rápido, melhor. A melhor hora para tratar uma mancha é logo após a sua ocorrência. Quanto mais tempo a mancha fica, mais passível é de se tornar permanente.
2. Identifique ou tente descobrir o tipo de mancha e de superfície antes de começar o tratamento. Os dois fatores interferem em como você trata a mancha. Conhecer qual o tipo de superfície manchada ajuda a escolher a técnica de tratamento adequada e evita danos no material.
3. Remova o máximo possível do agente causador da mancha antes de tratá-la com um produto removedor. Excesso de líquidos pode ser enxugado. Se o agente que manchou é sólido, raspe o excesso com uma faca sem ponta, com uma colher ou com uma espátula. Pós podem ser sacudidos ou escovados. Tenha cuidado para não espalhar a mancha ao remover o excesso de material da mancha.
4. rate os itens manchados delicadamente. Esfregar, dobrar, arrancar ou espremer pode fazer a mancha penetrar ainda mais profundamente e danificar fibras delicadas.
5. Evite usar calor. Não use água quente sobre manchas, não tente secar artigos manchados com calor e nunca passe a ferro tecidos manchados. O calor pode tornar a mancha impossível de ser removida (calor, contudo, é usado para remover cera de determinadas fibras).
6. Teste qualquer agente removedor de manchas antes de utilizá-lo na superfície manchada. Mesmo água pode danificar algumas superfícies, por isso sempre faça um pequeno teste em algum local imperceptível - na borda da costura ou sob a bainha de uma roupa, na parte do tapete que fica escondida, na parte do estofamento virada para a parede.
7. Siga as instruções à risca. Leia todas as recomendações do fabricante sobre o conteúdo do produto. Se você fizer seu próprio material de limpeza, certifique-se de que está usando os ingredientes adequados e o agente de limpeza exatamente como descrito na embalagem.8. Trabalhe do centro da mancha para as extremidades. A maior parte das manchas é melhor tratada com movimentos circulares do que diretamente para fora. Tais movimentos ajudam a evitar um círculo em torno da área limpa.Usando estes métodos especializados de limpeza de manchas à mão, você pode ficar tranqüilo e seguro de que está limpando cada mancha individual com segurança e de maneira eficaz.Quanto antes você agir maior será a sua chance de ter sucesso. Cuidado ao tirar uma mancha, se não fizer direito, você pode fazer aparecer outra, ou pior, pode fazer a roupa puir ou rasgar. Faça tudo com delicadeza.
Três tipos de manchas sobre tecidos De maneira geral, manchas podem ser divididas em três tipos.
Cada tipo possui determinados procedimentos de tratamento.
Manchas de graxa - lubrificantes e óleos de cozinha, manteiga, graxa de máquina e substâncias similares produzem manchas gordurosas. Marcas de graxa às vezes podem ser removidas de tecidos laváveis à mão ou em lavagem à máquina. Tratar previamente esfregando um pouco de detergente diretamente na marca às vezes ajuda, assim como usar um solvente de limpeza à seco na mancha. Se você estiver lidando com uma mancha antiga ou que já tenha sido passada a ferro, uma mancha amarela pode permanecer depois do tratamento com solvente. Água sanitária, também é eficaz em eliminar esse resíduo amarelo.Para remover marcas de graxa de tecidos não laváveis, passe esponja na mancha do centro para as margens com um produto removedor. Várias aplicações podem ser necessárias para a remoção e deve-se deixar a marca secar completamente antes de cada passada de esponja. Manchas de graxa também podem ser removidas de tecidos não laváveis usando uma substância absorvente como amido ou farinha de milho, talco ou argila ativada. Esses absorventes são espalhados sobre as marcas de graxa para removê-las. Quando o material absorvente começar a parecer incrustado, deve ser sacudido ou retirado com uma escova. Repita esta operação até a maior parte da mancha sair.Absorventes são fáceis de usar e não danificam tecidos. Contudo, outros agentes removedores (detergente, solvente de limpeza a seco e água sanitária) podem danificar as fibras. Antes de usá-los você deve ler com atenção as instruções da etiqueta do item manchado e do rótulo sobre o conteúdo do produto.
Manchas não gordurosa - manchas não gordurosas são produzidas por materiais como chá, café, suco de frutas, corante comestível e tinta. Se houver uma mancha dessas em um tecido lavável, o melhor tratamento é passar esponja na mancha com água fria o mais cedo possível. Se isso não funcionar, tente colocar o tecido de molho em água fria. Se a mancha não for removida em meia hora, você precisará deixar o item na água durante a noite. Se alguma mancha persistir, esfregue suavemente detergente líquido e enxágüe com água fria. O último recurso é utilizar água sanitária, mas primeiramente leia a etiqueta do tecido com cuidado. Se a mancha for antiga ou tiver sido passada a ferro, pode ser impossível removê-la completamente.Uma mancha não gordurosa em um tecido não lavável pode ser esfregada com esponja e água fria. Ou você pode colocar um pano de algodão descartável ou outra flanela absorvente entre a área manchada e, lenta e cuidadosamente, lavar a mancha com água usando um conta-gotas ou um vaporizador. Você deve controlar a quantidade de água e a velocidade com que é derramada para evitar expandir a mancha. Isso pode ser suficiente para remover algumas manchas, especialmente se o tratamento for iniciado prontamente. Caso contrário, use detergente líquido na mancha como descrito acima e enxágüe lavando ou passando uma esponja com água fria. Passe esponja na mancha com álcool isopropílico após enxaguar, para remover o resíduo de detergente e acelerar a secagemAtenção: se estiver tratando de acetato, acrílico, acrílico modificado, raiom, triacetato ou vinil, dilua uma parte de álcool com duas de água.
Manchas combinadas - café com creme, molho de salada e batons são itens que combinam manchas, ou seja, combinam elementos gordurosos e não gordurosos. Tais manchas requerem duplo tratamento - primeiro, os elementos não gordurosos e a seguir, os gordurosos. A primeira etapa no tratamento de tais manchas é esfregar com água fria como descrito anteriormente; a seguir, usar detergente líquido e enxaguar completamente. Após o tecido estar seco, aplique fluido de limpeza a seco em qualquer parte de gordura restante com uma esponja. Deixe o tecido secar. Repita aplicações de fluído de limpeza se necessário.
Essas são as principais dicas de como remover as manchas mais comuns no nosso dia-a-dia. Não deixe de ler o próximo post, onde darei mais dicas de remoção de manchas difíceis e de diversos tipos. Sabendo identificá-las ficara muito mais fácil ter as roupas limpas e conservadas por mais tempo! Espero ter ajudado com as dicas, se tiverem outras, peço que compartilhem conosco, pois é sempre bom aprender.

0 comentários:

Postar um comentário