segunda-feira, setembro 07, 2009

Ervas Aromáticas


ERVAS AROMÁTICAS E PLANTAS MEDICINAIS
A utilização de ervas aromáticas na alimentação e os tratamentos à base de plantas medicinais estão de volta. As pessoas redescobrem o valor de ingredientes e tratamentos naturais e questionam os efeitos secundários dos produtos farmacêuticos. A Fitoterapia pode ser considerada como percursora da farmacologia moderna, muitos dos medicamentos actuais são derivados de plantas. Mas nem sempre são tão seguras como alguns fitoterapeutas sugerem.
Apesar de tudo, a abordagem geral da fitoterapia é bastante sensata, havendo habitualmente menos efeitos secundários. Tem havido muitas tentativas por partes de grupos médicos convencionais para proibir a fitoterapia. Ainda em 1994 temia-se que os produtos à base de ervas corressem perigo devido a uma directiva Comunitária da Comissão Europeia que
proíbe a venda de medicamentos não autorizados. Mas desde que os produtos à base de ervas não sejam vendidos como medicamentos, não precisam de autorização.
FITOTERAPIA CASEIRA
Muitas plantas e ervas podem ser adquiridas sob a forma de saquinhos de chá, mas também se podem preparar em casa bebidas à base de ervas. Os chás e as infusões feitos a partir das flores ou das folhas das plantas, podem ser utilizados como bebidas ou para gargarejar. Use uma colher de chá de plantas secas , ou duas colheres de plantas frescas, por cada chávena de água a ferver. Deite a água a ferver sobre a planta, tape e deixe assentar, durante 5 a 10 minutos. Coe e beba ainda quente, sem açúcar. Adicione um pouco de Mel, se o desejar. Para fins medicinais, beba 1 chávena, 3 vezes por dia. Quando utilizar plantas frescas para fazer infusões deve lavá-las muito bem para eliminar a sujidade e os resíduos de pesticidas.

INFUSÕES DE PLANTAS E AS SUAS APLICAÇÕES
Os chás de ervas aromáticas disponíveis em saquinhos passam por testes de qualidade e segurança . Desaconselham-se os chás de ervas durante a gravidez, à excepção dos de hortelã-pimenta,tília e camomila que se diz aliviarem os enjoos matinais. Indicam-se alguns mais conhecidos e suas alegadas propriedades:
Camomila – Chá relaxante e calmante, alivia a ansiedade e as insónias.
Flor de Sabugueiro – Para aliviar o catarro e os problemas de sinusite.
Funcho – Este chá ajuda em casos de indigestão , gases e distensão abdominal.
Hortelâ-Pimenta – Alivia as náuseas e reduz os gases.
Folha de Framboesa – Acalma o aparelho digestivo.
Cinórrodo – Óptima fonte de vitamina C. Quando combinado com flores de Hibisco,
o chá de Cinórrodo (fruto da Silva-macha) tem um agradável sabor a limão.

0 comentários:

Postar um comentário