domingo, março 07, 2010

Comida italiana até para quem está de dieta


Todas as dicas para você encher o prato de massa, sem perder a linha


É difícil resistir ao charme e aos sabores de uma boa cantina italiana. O queijo derretendo, o molho farto que escorre pelas bordas da bandeja, os pratos regados a muito azeite... Raro encontrar alguém que faça cara feia para essa combinação farta de energia. 
A  pedida fica melhor ainda quando se tem em conta, além dos encantos gastronômicos, as vantagens de cada um dos ingredientes mais comuns nas receitas de uma tradicional mama. O tomate, por exemplo, é rico em licopeno, um pigmento vermelho com propriedades antioxidantes. Isso quer dizer que ele evita o acúmulo de gorduras nas artérias, impedindo a formação de placas que podem entupi-las. Considerado um tipo de gordura monoinsaturada, o azeite de oliva não só fornece energia como ajuda a diminuir as taxas de colesterol ruim, o LDL. Já o vinho tinto é rico em polifenóis, antioxidantes relacionados à prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e melhora do sistema imune. 

Mas, acalme-se: o paraíso não tem gosto de lasanha. Ainda. Por serem refeições ricas em carboidratos, as comidas italianas realmente podem se tornar calóricas, devido aos diferentes tipos de acompanhamento e molhos ricos em gorduras, como o branco, o quatro queijos e até mesmo o bolonhesa , afirma a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella. 

Nem por isso você precisa abandonar sua cantina preferida. Fazendo as escolhas corretas de recheio e molho, dá para aproveitar pratos deliciosos e pouco calóricos , garante a especialista. Dentre suas recomendações, Roberta aponta o espaguete com molho vermelho e manjericão. Uma taça de vinho ainda pode entrar como acompanhamento , diz ela.

E nada de beliscar entradas ricas em azeite e queijos amarelos, azeitonas e pão italiano ou encher seu prato de queijo ralado. A nutricionista reprova tais tentações por conterem muita gordura e sódio, no caso da azeitona. 

http://www.minhavida.com.br/conteudo/1262-Comida-italiana-ate-para-quem-esta-de-dieta.htm

0 comentários:

Postar um comentário