quarta-feira, abril 07, 2010

Treino noturno rende sem atrapalhar o sono


Enquanto você toma banho e faz um lanche, o corpo relaxa
Não adianta arranjar desculpa para deixar os exercícios físicos de lado. Se você corre muito de manhã ou tem preguiça de sair da cama mais cedo, o treino noturno é uma ótima opção. E, ao contrário do que muita gente acredita, o treino noturno pode garantir uma noite de sono ainda mais gostosa. Basta regular os horários da sua atividade para dormir sem sobressaltos. "É claro que não devemos deitar logo depois do treino, a adrenalina precisa de um tempo para baixar", afirma o personal trainer e especialista do Minha Vida, Ivaldo Lorentis. Mas nada demais: uma refeição leve e um banho morno levam tempo suficiente para a preguiça bater e sua cama parecer um lugar muito convidativo.Ficou curioso? Confira as instruções do personal e aproveite a noite para praticar exercícios físicos e deixar o corpo e a mente em dia.
Alimentação
A alimentação é muito importante para quem deseja começar a treinar a noite. É preciso seguir uma linha diferente para garantir resultados positivos. Treinos noturnos pedem uma alimentação mais rica 2 horas antes dos exercícios. Após o treino é preciso ingerir uma comida leve, para repousar sem sofrer com a dificuldade na digestão. Uma dica é apostar em carboidratos antes do treino, que ajudam a recuperar a energia perdida no decorrer do dia.
 AlongamentosA atenção com os alongamentos precisa ser redobrada quando o assunto é treino noturno e o personal explica o motivo. "A tensão da rotina diária pode prejudicar a execução de alguns exercícios. Outro problema é que o corpo cansado pode atrapalhar a noite de sono. O alongamento após o treino ajuda a relaxar os músculos, deixando o corpo mais descontraído e pronto para repousar".
Para dormir bem
O treino noturno pode prejudicar o sono de algumas pessoas, já que a adrenalina acaba agitando todo o corpo. Mas uma dica pode resolver o problema e deixar as noites ainda mais gostosas. "Nos treinos noturnos a melhor opção é deixar os exercícios aeróbicos para o final, já que eles aceleram a circulação geral do corpo, dissipando mais facilmente toda a energia dos exercícios", explica Ivaldo Lorentis. Outra dica do personal para liberar energia é manter a hidratação equilibrada durante todo o treino.
Além de uma noite de sono mais gostosa, praticar exercícios durante a noite também proporciona mais disposição ao levantar da cama. "Quando treinamos da maneira correta conseguimos uma qualidade melhor durante o sono, devido à liberação hormonal de endorfina, assim, acordamos mais dispostos para enfrentar o dia seguinte".Mas é importante regular os horários, não adianta partir do treino direto para a cama. "O ideal é treinar duas horas antes de deitar para dormir, pois esse é o tempo necessário para a adrenalina baixar e você usufruir de uma noite relaxante", explica.
Resultados
Os resultados de quem treina à noite não mudam em nada, comparando-se ao treino pela manhã ou à tarde. "Em alguns casos, a perda de peso com o treino noturno é maior, porque nosso corpo precisa do sono para processar os resultados da atividade física. Estudos também comprovam que, nos homens, o nível de testosterona aumenta durante o treino noturno", afirma o especialista.
LesõesSabe aquela velha história de que quem treina durante a noite corre mais risco de lesões? O especialista afirma que isso não existe e que o horário do treino não aumenta esse risco. "As lesões acontecem por falta de alongamento, acidentes ou exageros. Nenhum desses fatores está relacionado a um período do dia", afirma Ivaldo.
Roupas e acessóriosPara treinar em ambientes abertos durante a noite, é preciso se preocupar com a escolha da roupa e dos acessórios certos, como alerta Ivaldo Lorentis. "É bom correr de boné, devido à umidade, que é maior nesse período. Em algumas regiões, a temperatura tem tendência de diminuir, então um casaco bem leve sempre é bom. Agora, para quem corre na rua é essencial se lembrar de correr em locais iluminados e com roupas que apresentem alguma sinalização".
DicaO especialista afirma que exigir demais do corpo durante os treinos noturnos pode refletir na disposição do dia seguinte. "Cuidado para não exigir de mais do corpo. Nos dias em que sua rotina de trabalho for exaustiva, procure treinos mais leves, caso contrário, todo o cansaço irá se refletir na sua predisposição para o dia seguinte".

0 comentários:

Postar um comentário