Check up na cozinha
Para ter uma refeição saudável, antes de começar a cozinhar, precisamos fazer um rápido controle de qualidade dos nossos produtos e da nossa cozinha. É preciso ser consciente de que existem riscos inerentes à alimentação. Por isso, recomenda-se tomar precauções para que o processo de nutrir nossa família tenha excelência em qualidade e alcance o delicioso resultado desejado. Além de atraente e saborosa, aguardamos uma refeição saudável e segura do ponto de vista de higiene.
Os fatores que influem no resultado final: a saúde de quem cozinha, os hábitos de quem cozinha e manipula os alimentos, a limpeza do ambiente e higiene dos utensílios, os cuidados no manuseio, a matéria prima usada, a qualidade dos ingredientes e conservação após término do prato.

2 - Hábitos de quem cozinha: higienização das mãos, lavagem em água corrente com sabonete antisséptico antes de começar e depois de manusear alimentos diferentes como carnes e verduras etc. Proibido mexer nos cabelos, coçar e tocar no nariz. Após o uso do banheiro é imprescindível lavar muito bem as mãos.
3 - Parece "simpático" mas não tem nada de higiênico - experimentar o tempero de um alimento numa colher e voltar a colher na panela sem lavar.
4 - A limpeza da pia e do fogão é fundamental, assim como dos azulejos ou revestimento da parede. Água acumulada nos cantos pode propiciar a formação de limbo e fungos. A limpeza do forno também deve ser observada, pois sobras de pães ou bolos esquecidos podem virar depósitos de bactérias e mofo. Utensílios pouco utilizados precisam de um enxágüe para ter a poeira removida.
5 - Os alimentos que iremos usar apresentam aspectos visíveis que ajudam na identificação de seu estado - cor, aroma, textura, firmeza e integridade. Nos alimentos industrializados observar: se as latas não estão amassadas, estufadas e se o prazo de validade está conforme a orientação do fabricante.
6 - Cuidado na estocagem. A proximidade de um detergente ou outro produto de limpeza com leite, água, suco, manteiga e queijo, por exemplo, num mesmo ambiente; podem contaminar o alimento. Sinal de perigo!
7 - Os aspectos "escondidos" da qualidade, provenientes da produção, estocagem e comercialização, só podem ser assegurados quando compramos em locais responsáveis, fiscalizados e legalmente constituídos.
8 - Cuidados no manuseio: se o prato exige várias etapas como temperar, reservar, preparar e misturar; observe o tempo e a temperatura ambiente. Um caldo de carne por exemplo ou molho com frutos do mar deixado por pouco tempo à temperatura ambiente; em um dia de muito calor, pode vir a ser um contaminante bombástico da sua refeição, pela riqueza de nutrientes e condições das bactérias se desenvolverem com rapidez. Use a geladeira mesmo que planeje levar ao fogo em poucos minutos. Bom senso e precaução.

E, finalmente, se sob sua responsabilidade estiverem crianças, idosos, mulheres grávidas (ou amamentando) ou pessoas cuja saúde esteja debilitada, todo seu cuidado deve ser duplicado.
Ter consciência desse conjunto de cuidados e agir de forma coerente é o primeiro passo para atingir uma nutrição saudável e gostosa. Bom Apetite!
Por Maria Lucia Zulzke
mlzulzke@uol.com.br
0 comentários:
Postar um comentário