segunda-feira, julho 19, 2010

Check up na cozinha

Check up na cozinha
Para ter uma refeição saudável, antes de começar a cozinhar, precisamos fazer um rápido controle de qualidade dos nossos produtos e da nossa cozinha. É preciso ser consciente de que existem riscos inerentes à alimentação. Por isso, recomenda-se tomar precauções para que o processo de nutrir nossa família tenha excelência em qualidade e alcance o delicioso resultado desejado. Além de atraente e saborosa, aguardamos uma refeição saudável e segura do ponto de vista de higiene.
Os fatores que influem no resultado final: a saúde de quem cozinha, os hábitos de quem cozinha e manipula os alimentos, a limpeza do ambiente e higiene dos utensílios, os cuidados no manuseio, a matéria prima usada, a qualidade dos ingredientes e conservação após término do prato.
1 - Saúde de quem cozinha: resfriado, tosse, corte nas mãos, alergias além de outros problemas evidentes podem conduzir a um péssimo resultado. É preferível afastar da cozinha e alocar para outros afazeres um funcionário com esses sintomas ou doenças. As luvas podem minimizar o impacto do contato da alergia ou curativos. O uso de gorros e lenços dificulta a queda dos cabelos.
2 - Hábitos de quem cozinha: higienização das mãos, lavagem em água corrente com sabonete antisséptico antes de começar e depois de manusear alimentos diferentes como carnes e verduras etc. Proibido mexer nos cabelos, coçar e tocar no nariz. Após o uso do banheiro é imprescindível lavar muito bem as mãos.
3 - Parece "simpático" mas não tem nada de higiênico - experimentar o tempero de um alimento numa colher e voltar a colher na panela sem lavar.
4 - A limpeza da pia e do fogão é fundamental, assim como dos azulejos ou revestimento da parede. Água acumulada nos cantos pode propiciar a formação de limbo e fungos. A limpeza do forno também deve ser observada, pois sobras de pães ou bolos esquecidos podem virar depósitos de bactérias e mofo. Utensílios pouco utilizados precisam de um enxágüe para ter a poeira removida.
5 - Os alimentos que iremos usar apresentam aspectos visíveis que ajudam na identificação de seu estado - cor, aroma, textura, firmeza e integridade. Nos alimentos industrializados observar: se as latas não estão amassadas, estufadas e se o prazo de validade está conforme a orientação do fabricante.
6 - Cuidado na estocagem. A proximidade de um detergente ou outro produto de limpeza com leite, água, suco, manteiga e queijo, por exemplo, num mesmo ambiente; podem contaminar o alimento. Sinal de perigo!
7 - Os aspectos "escondidos" da qualidade, provenientes da produção, estocagem e comercialização, só podem ser assegurados quando compramos em locais responsáveis, fiscalizados e legalmente constituídos.
8 - Cuidados no manuseio: se o prato exige várias etapas como temperar, reservar, preparar e misturar; observe o tempo e a temperatura ambiente. Um caldo de carne por exemplo ou molho com frutos do mar deixado por pouco tempo à temperatura ambiente; em um dia de muito calor, pode vir a ser um contaminante bombástico da sua refeição, pela riqueza de nutrientes e condições das bactérias se desenvolverem com rapidez. Use a geladeira mesmo que planeje levar ao fogo em poucos minutos. Bom senso e precaução.
9 - Conservação após o término da refeição: havendo sobras, o recomendado é armazenar na geladeira em utensílios com tampa. Tenha cuidado com sua geladeira e evite armazenar alimentos crus próximos a pratos prontos. Esfriar, requentar sobras, armazenar novamente e consumir no dia seguinte amplia os riscos, pelo manuseio. A cada nova embalagem ou novo utensílio em contato com o alimento, cuide para que esteja impecável em termos de higiene.
E, finalmente, se sob sua responsabilidade estiverem crianças, idosos, mulheres grávidas (ou amamentando) ou pessoas cuja saúde esteja debilitada, todo seu cuidado deve ser duplicado.
Ter consciência desse conjunto de cuidados e agir de forma coerente é o primeiro passo para atingir uma nutrição saudável e gostosa. Bom Apetite!
Por Maria Lucia Zulzke
mlzulzke@uol.com.br 

0 comentários:

Postar um comentário