terça-feira, agosto 17, 2010

Ervas protetoras

Conheça plantas que formam um verdadeiro "kit protetor" à energia da sua casa

As ervas são utilizadas pelo homem desde os mais remotos tempos como fontes de cura e bem-estar. Foi a partir desta sabedoria popular que seu uso se expandiu, passando de pai para filho e despertando interesse científico, o que ampliou ainda mais suas diversas aplicações e efeitos medicinais.
Mas algumas plantas suplantam os efeitos terapêuticos e acabam ficando conhecidas, nas crenças populares, pelos seus poderes energéticos de limpeza e proteção espiritual, cuja fama vai sendo passada de geração em geração. Mito, crendice, superstição para alguns, o fato é que várias culturas agregam este simbolismo "mágico" a determinadas ervas e as utilizam largamente até os dias atuais.
É o caso da Pimenteira (Capsicum sp.), da Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata), da Arruda (Ruta graveolens) e da Comigo Ninguém Pode (Dieffenbachia sp.) às quais são atribuídos os efeitos de proteger contra a inveja e o mau-olhado, atrair boas energias e, consequentemente, para auxiliar na limpeza e fortalecimento energético, de pessoas e ambientes.
Para quem deseja se beneficiar de suas propriedades, é aconselhável tê-las plantadas em casa. Suas mudas são facilmente adquiridas e há algumas lojas de plantas que inclusive vendem um vaso com todas as ervas plantadas juntas, incluindo outras como alecrim, manjericão e guiné, formando um verdadeiro "kit protetor".
as características de cada uma:
Comigo-Ninguém-Pode - Seu nome é bem significativo e dispensa maiores explicações, mas acredita-se que ela é capaz de repelir e anular energias negativas. Além disso é uma planta muito bonita e enfeita qualquer ambiente. Só é preciso tomar cuidado quem tem crianças pequenas ou animais domésticos em casa pois é altamente tóxica se ingerida.
Arruda - Talvez a mais conhecida e utilizada. É citada na Bíblia e sabe-se que os europeus costumavam usar um galhinho atrás da orelha como proteção, hábito que se difundiu no Brasil, através dos escravos que aqui chegaram na época da colonização. Apesar de possuir diversas indicações medicinais, seus uso mais difundido mesmo é o de proteção, inclusive através de banhos e defumações
Espada de São Jorge - Por causa de seu aspecto, com folhas longas e pontudas, foi associada ao poder de cortar vibrações negativas e todo tipo de magia. De fácil cultivo, já que se dão bem em qualquer lugar e não necessitam de nenhum cuidado especial, é comum colocá-las em vasos na entrada de casa
Pimenta - Diz-se que ao entrar em contato com uma energia ruim ou quando o ambiente está "carregado", a pimenteira seca completamente. Sua característica quente e picante também é associada com o poder de estimular a vitalidade, melhorar o astral da casa e de quem estiver por perto e de atrair boas energias para o amor. Além de servir como amuleto, seu colorido alegre, principalmente em tons de laranja, vermelho e amarelo, dá um toque todo especial à decoração.
Seja como for, todos nós possuímos um campo energético que, quando fortalecido, nos faz vibrar em saúde, bem estar, vitalidade e equilíbrio emocional. É muito comum, vez ou outra, sentirmos que algo não vai bem e a necessidade de nos purificar, proteger e fortalecer de alguma forma. De uma coisa não podemos duvidar: a natureza sempre se coloca à disposição com uma infinidade de maneiras para nos proporcionar harmonia e transformação, basta sabermos utilizá-la com sabedoria. Portanto, se você possui afinidade com as ervas e sua intuição assim pedir, enfeite sua casa, cultive seu jardim e conecte-se com os efeitos benéficos que deseja para si.
http://www.bolsademulher.com/familia/ervas-protetoras-102308-1.html

0 comentários:

Postar um comentário