sexta-feira, agosto 13, 2010

hoje é sexta-feira 13. E de agosto!

hoje é sexta-feira 13. E de agosto!

Superstições, lendas ou brincadeiras, a data mexe com o imaginário popular

Mariana Pereira mariana.pereira@an.com.br
Se você é supersticioso, atenção: hoje é sexta-feira 13. E de agosto. Não deixe um gato preto cruzar o seu caminho, fique atento a uivos estranhos. As bruxas estão à solta. Não saia de casa sem seu amuleto de jeito nenhum.
Mas se você não deixa o medo tomar conta, aproveite a data para divertir-se e, quem sabe, curtir com a superstição de algum amigo.
Como surgiu a superstição
Uma das explicações é que Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira, e, na sua última ceia, havia 13 pessoas à mesa. Mas há outras versões. Uma delas conta que houve um banquete e 12 deuses foram convidados.
Loki, o espírito do mal e da discórdia, apareceu de penetra e provocou uma briga, que terminou em morte. Daí a crença de que convidar 13 pessoas para jantar é azar na certa.
Outra versão diz que, quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga, a deusa do amor e da beleza, virou bruxa. Para se vingar, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio para rogar pragas aos humanos.
Casamento, nem pensar
A organizadora de eventos Eliane Karam conta que em 33 anos de profissão realizou mais de 5 mil casamentos. Mas lembra de apenas de um casal que tenha escolhido casar numa sexta-feira 13.
— Faz muitos anos. Eles eram evangélicos e não acreditam nessa superstição; normalmente os católicos levam mais a sério esse receio com a data —, lembra.
Para hoje, por exemplo, não há nenhum casamento marcado e a agenda de agosto, que, tradicionalmente, costuma, ter datas livres.
— As pessoas evitam casar no mês de agosto, porque acreditam que pode dar azar —, afirma.
Mas a superstição tem sido deixada de lado em troca de descontos. Prova disso é que este mês Eliane, que costuma organizar um casamento por semana, tem três casamentos agendados para este mês.
A fama de amaldiçoado fez do mês de agosto um mês de promoções: do aluguel do salão aos docinhos, tudo pode sair mais barato, e os noivos tem aproveitado. Mas na sexta-13, nem pensar.
Começando a vida
No caso dos nascimentos, números indicam que as mães, ao contrário das noivas, preferem não arriscar. O obstetra Jean Carlo Silva, em 22 anos de profissão, já perdeu a conta dos milhares de partos que fez, mas nunca realizou uma cesárea sequer que tenha sido agendada para a data.
— Por via das dúvidas, as mães evitam datas como a sexta-feira 13 e finados —, comenta.
— Não sou supersticioso, mas procuro compreender e fazer a vontade dos pais — , diz.
— Quando acontece do bebê nascer na sexta-feira 13, a gente costuma dizer que ele fez questão de contrariar a vontade da mãe —, brinca o médico.
Para ele, hoje será mais um dia de trabalho, a diferença é que, se um bebê nascer, ele ainda terá o trabalho de tranquilizar as mães, relatando experiências de partos tranquilos e bebês saudáveis que já nasceram pelas suas mãos em plena sexta-feira 13, ao longo dos mais de 20 anos de carreira.
Números
Para Patrícia Gerônimo, a relações públicas que há 10 anos se dedica ao estudo dos números e presta consultoria a quem procura na numerologia dicas para a vida amorosa e financeira, a sexta-feira 13, ao contrário do que dizem, pode ser um dia de muita sorte.
— Na numerologia, é um número afim ao quatro (1 + 3 = 4), que é símbolo de boa sorte. O número quatro está ligado ao trabalho, a construir, criar raízes, estabelecer laços, cumprir objetivos —, argumenta.
E dá uma dica:
— Aproveite a força que o número 4 traz e nesta sexta-feira inicie aquela dieta, comece a ler o livro que estava encostado, inicie um programa de exercícios, retome o contato com antigos amigos, analise e avalie seu orçamento pessoal, tire aquele projeto antigo da gaveta, com intenso desejo de concluí-lo, e boa sorte!.
Dá para investir?
Que a sexta-feira 13 traga sorte, é o que esperam até mais céticos investidores. O agende de investimentos Luiz Leci Dozol explica que o índice Bovespa está, coincidentemente, na casa dos 66 mil pontos, número que é um ponto de referência, e hoje deve haver uma definição, se a tendência é de alta ou queda.
Ele, que trabalha diariamente com a a instabilidade das balanças comerciais, afirma que as sextas-feiras 13 não costumam afetar o humor do mercado, que está mais atento às notícias.
— Todo dia é uma boa data para investir, inclusive o dia 13, desde que seja um investimento planejado —, afirma o consultor, que não se considera supersticioso, pelo menos quanto às datas.
No escritório, em momentos cruciais como esse, brinca que o pessoal costuma apelar para a bola de cristal e um "pinguim amuleto", quase "guru".
13º andar
Quem trabalha no mercado imobiliário afirma que o brasileiro nem é tão supersticioso quanto parece.
— Há 60 edifícios construídos pela Camilotti na cidade e em nenhum deles deixou-se de colocar o número 13 no 13º andar ou no número de apartamentos, e não conheço ninguém que leve isso em consideração na hora de adquirir um imóvel, por exemplo —, diz o administrador da construtora, Marcos Camilotti.
Nos Estados Unidos, muitos apartamentos não possuem o 13º andar. A numeração pula do 12 para o 14, ou utiliza-se "12 A" e "12 B".
— Já na China, não tem o número quatro no quarto andar dos prédios, porque na cultura deles este é um número que está associado à morte —, comenta o empresário.
13 filmes de assustar
Se você é uma daquelas pessoas que gosta de provocar a sorte ou o azar, não deixe de ver um desses filmes de terror. Reuna os amigos e, quem sabe, vocês terão a sorte, ou o azar, de encontrar figuras estranhas como lobisomens, bruxas, ouvir barulhos intrigantes e pisadas suspeitas próximas à sua janela.
Os filmes são um teste para os nervos. Claro que não poderia faltar “Sexta-feira 13”, para reviver os momentos de um grupo de amigos que tenta reabrir um acampamento
que foi palco de uma tragédia. Faça pipoca, acomode-se e torça para que uma coruja não cante no seu telhado.
Dicas
“A Meia-noite Levarei Sua Alma” (1963).
“O Bebê de Rosimary” (1968).
“A Noite dos Mortos Vivos” (1968).
“O Exorcista” (1973).
“A Profecia” (1976).
“O Iluminado” (1978).
“Sexta-Feira 13” (1980).
“Poltergeist – o Fenômeno” (1982).
“A Hora do Pesadelo” (1984).
“Brinquedo Assassino” (1988).
“A Mão que Balança o Berço” (1992).
“A Múmia” (1999).
“O Massacre da Serra Elétrica” (2003).
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2§ion=Geral&newsID=a3004420.htm

0 comentários:

Postar um comentário