quarta-feira, março 02, 2011

Horta na janela da sua cozinha, em seu apartamento?

Você mora em apartamento, ou mesmo em uma casa e não dispõe de espaço para fazer uma horta, mas ama saber o que está comendo?? As americanas Britta Riley e Rebecca Bray idealizaram esta horta, em garrafas pet, para ser colocada na janela da sua cozinha, seja ela no térreo ou no 20º andar. E aí? Vai encarar essa empreitada? Temperos, alface, tudo colhido por vc? Como aqui em cassa somos só 3 pessoas agora, um pé de alface é muito e sinceramente não gosto de alface de geladeira. Sabe o que eu faço? Pego somente as folhas que vamos consumir, e deixo o pé lá, plantadinho....é ótimo.

No projeto das americanas o sistema foi concebido pra ser hidropônico, mas funciona super bem com pequenos vasinhos encaixados no interior das garrafas. Reparem que as garrafas são afuniladas no centro. Essa “cintura” serve de suporte para os vasinhos. Um recorte circular na lateral é a janela por onde saem as folhas.
Toda a estrutura é sustentada por dois cordões de aço nas laterais das garrafas, desses que encontramos facilmente em lojas de utensílios e até em supermercados. As garrafas são encaixadas umas nas outras por um furo na base da garrafa, de forma que a água que sobra da irrigação desce para a garrafa de baixo. Lá em cima um gancho bem preso pelo interior da garrafa segura toda a estrutura.
Na parte de baixo tudo termina com uma garrafa fechada que recolhe o excesso da água.
Visualize sua janela com o seu projeto pronto? Não ficaria lindo? Então mãos á obra.....e depois mande foto do seu projeto que eu coloco aqui pra nossas amigas verem..
Quer deixar mais bonitinho? Pinte a parte de baixo das garrafas, pra esconder os vasinhos, e  escreva o nome da sua mudinha em cada uma.
Nada mais de desculpa que vc não tem espaço. Estamos te dando idéias de como aproveitar cada espaço da sua casa. Deixa de preguiça, vai.....faça sua horta...imagine um macarrão com ervas da sua janela.........hummmmmmm.
Quer saber mais sobre hortas suspensas etc.? site  Windowfarms.

 Materia retirada do http://www.viladoartesao.com.br/blog/2011/03/horta-na-janela-dentro-da-garrafa-pet-faca-a-sua/, com algumas adaptações de minah autoria.

0 comentários:

Postar um comentário