sexta-feira, abril 27, 2012

Amei a customização....

Uma camiseta bem grande, que vc vai recortar e depois ajustar ao seu tamanho com amarrações. Ou vale pra qualquer peça que vc quiser fazer. Como o tutorial é em inglês, vou simplificar bem.....
O corante de tingimento vc encontra em casa de material de artesanato, armarinho, ja achei até em casa de material de construção.
Dobre a camiseta ao meio para demarcar onde você vai cortar, ou então deixe como está. Fica sempre ao seu critério.
Corte devagar,
Corte um par de tiras das mangas que você tirou para fazer os ajustes na parte de trás. Peça ajuda a alguém nessa hora.
Tudo ajustado e pronto, do seu gosto, prepare o corante de acordo com as instruções do fabricante, adicione  4 colheres de sopa de sal em mais ou menos de 4 a 5 xícaras de água. Umedeça a camiseta com água morna para melhor aderência do corante.
O corante ja colocado em uma vasilha grande, chegou a hora de você tingir a sua peça. Para ficar com um efeito degradé (parte mais escura e ficando mais claro) coloque a barra da camiseta primeiro, segure uns 3 minutos e depois vá colocando o restante da peça até onde vc quer o corante. O tingimento é rápido, pq quanto mais vc fica com a peça dentro do corante mais escura ela fica. E se vc notar a água do corante vai ficando clara, isso quer dizer que o pigmento esta acabando.
Tome muito cuidado para não manchar áreas que vc não quer tingir. Lembre-se sempre: não dá pra tirar a tinta depois dela ter  sido colocada no tecido.
Esprema o excesso e veja se está do jeito que vc quer. Nessa etapa a única coisa que dá para consertar é aumentar a área tingida. Mais nada.
Finalmente tire todo o excesso e ponha pra secar na sombra. Para lavar depois use sempre água fria e deixe secar sempre na sombra pra não desbotar.
Fonte:

1 comentários:

Torie disse...

Muito Legal!

Postar um comentário