sexta-feira, maio 04, 2012

Android - Como atualizar sem medo!

Bem, sei que muita gente usa e tem hoje em dia o sistema operacional Androide em alguma coisa. Eu tenho no tablet e francamente ainda nem cogitei em atualizar, mesmo pq ainda to levando surras homéricas do bixim.....mas pra não levarem sustos que nem minha miga Taai, tomei emprestado a experiencia dela feito post e coloquei aqui pra vcs.... e copiem os acertos dela...rsrsrsrsr....Ahhhhhhhhhhhh postado aqui com a devida conivência da autora é claro. Fonte:

Sou curiosa e impaciente. Tendo deixado isso bem definido, vou narrar minha epopeia para atualizar meu Android 2.2.1 (Froyo) para o Android 2.3.6 (GingerBread).

Logotipo do Android GingerBread 2.3.6


Tenho um Samsung Galaxy 551 (branco e rosa - obviamente!) e ele veio com a versão 2.2.1 do Android, porém no manual do usuário informava que era o 2.3.6, fui verificar na internet e descobri que em breve seria lançada uma atualização específica para o meu modelo de aparelho. Também descobri algumas pessoas ensinando como atualizar através de crackers e rooms, mas como quem pagou o celular fui eu (e quando o dinheiro sai do seu bolso, vc dá mais valor as coisas - FATO!) resolvi aguardar a atualização ser disponibilizada pela Samsung. Então, eu esperei (e não gosto de esperar).
Esse é o "visual" basicão do Android 2.2.1 Froyo
PS: preste atenção nos ícones lá em cima - são uma das mudanças visuais no 2.3.6

Finalmente vi que lançaram a atualização e radiante abri meu SamsungKies para ver a atualização já estava disponível para a minha pessoa: estava!
Li tudo direitinho, fiz todas as coisas que eram solicitadas e alguns usuários recomendam que faça-se a instalação através de notebooks pois se houver uma queda de energia e/ou o cabo for removido antes da conclusão da instalação MUITO provavelmente seu celular ficará travado e somente uma visita à assistência técnica trará ele de volta... (Triste!)
Comecei a fazer a instalação, e ele pede para deixar plugado apenas o celular ao notebook, e eu despluguei o HD externo, a instalação deu erro. Surtei de nervosa! Daí eu vi que não havia retirado o plug do mouse wireless e nem retirado o usb do refrigerador de cooler. Retirei esses plugues e a operação concluiu direitinho.
Enquanto está baixando o aplicativo a tela fica assim.

E quando a instalação está em andamento, a tela fica assim.

Antes da instalação ele dá um código para restaurar o sistema caso haja algum erro (normalmente eu não anoto nem salvo, mas graças a Deus, dessa vez eu anotei e foi isso que salvou um pouco do dia).
A instalação foi concluída com sucesso e logo quando vc liga o aparelho novamente, já percebe um visual diferente e mais bonito (pequenas coisas, mas que no conjunto fazem uma diferença incrível)... Porém, meu martírio estava apenas começando!
Com 30 segundos que estava ligado, apareceu uma mensagem de erro: 
"A aplicação Início de Samsung (processocom.sec.android.app.twlauncher) parou inesperadamente. Tente novamente."
Isso trava o aparelho e fica aparecendo uma tela preta e 5 segundos depois aparece o mesmo aviso e fica se repetindo, você não consegue fazer nada. O aparelho está morto.
Surtei, chorei, me descontrolei, me xinguei, pensei que tudo estava perdido.
Voltei na net e busquei se havia alguma solução...
Descobri que isso acontece porque eu atualizei meu aparelho com todos os apps e gadgets instalados, e que provavelmente algum estava interferindo no Watcher de inicialização do GingerBread e que a solução seria dar um "Hard Reset" no aparelho, que nada mais é que uma "formatada". Porém, muito cuidado: isso apagará todos os dados, apps, gadgets que houver no aparelho - então, salve tudo no cartão de memória.
Existem algumas formas de fazer isso:
1ª (e mais fácil) - digitar o seguinte código no seu aparelho: *2767*3855# e automaticamente ele formata, reinicia e fica funcionando lindo (e sem erros) como se houvesse acabado de sair de fábrica.
PS: eu não estava conseguindo nem digitar no meu celular, por causa da mensagem de erro que não me deixava abrir nada!, porém depois de algum tempo de persistência, consegui e foi isso que salvou meu telefone!

2ª - se você está conseguindo mexer no aparelho, execute as etapas a seguir: Configurações> Privacidade> Dados de fábrica reset: Redefinir as configurações aos valores padrão de fábrica.

Pronto, telefone resetado e funcionando direitinho...
Visual do Android 2.3.6 - Observe como os ícones estão diferentes!
Perdão pela resolução da foto, foi a única "razoavelmente aceitável que eu achei.

NÃO ME RESPONSABILIZO POR NENHUM DANO QUE POSSA ACONTECER AO SEU APARELHO.
Estou descrevendo aqui o que me ocorreu e o que me ajudou a solucionar o problema.

Agora, que eu já contei minha epopeia, vamos às dicas pra não haver problemas na instalação:
1 - salve todos os seus dados no cartão de memória e retire-o do aparelho.
2 - retire o chip da sua operadora também.
3 - dê um "hard reset" no seu aparelho para evitar possíveis conflitos do GingerBread quando ele assumir o comando.
4 - conecte o aparelho ao seu notebook/desktop e selecione a opção de conexão Kies quando aparecer a solicitação na tela do seu celular.
5 - abra o Kies no seu computador e espere a conexão ser estabelecida.
6 - se houver alguma atualização disponível, será perguntado se vc deseja atualizar.
7 - quando for retirar todos os dispositivos solicitados, retire TUDO mesmo: cabo de HD externo, cabo ubs de qualquer coisa que esteja conectada (mouse e periféricos), tire o plug do fone de ouvido, enfim: TUDO. Deixe apenas o cabo de conexão do celular com o computador, o carregador do notebook (se for o caso) e o cabo de rede de internet.
8 - proceda a instalação.
9 - anote todo e qualquer código que fornecerem durante a instalação.
10 - a minha instalação demorou pouco, aproximadamente uns 10 minutos.
11 - instalação concluída e novo visual e recursos incríveis no seu aparelho! Bom proveito!

PS: se mesmo assim, ocorrer algum erro, poste aqui, procuraremos uma solução juntos!
PS2: as mudanças não são apenas visuais, tem muitas funções novas/diferentes tb!
PS3: ah, já ia esquecendo - eu não carreguei a minha bateria conforme a instalação solicitava... Mas, não foi isso que complicou a instalação.
PS4: quando o aparelho travou, eu entrei em contato com a Samsung pedindo uma ajuda/solução e ainda não recebi resposta nenhuma. E já faz horas! ¬¬'

Beeeeijo,
Táai.




0 comentários:

Postar um comentário