sexta-feira, setembro 21, 2012

Os benefícios do chá frio de amaranto


Conheça os benefícios do chá frio de amaranto e saiba como preparar a bebida Você já deve ter ouvido falar na linhaça e na quinoa, que são alimentos amigos da saúde e trazem diversos benefícios para o nosso organismo. Agora, outro grão altamente nutricional começa a se tornar conhecido Brasil. A novidade da vez é o amaranto, um cereal nobre, cultivado originalmente na região dos Andes.

O amaranto pode ser encontrado em flocos semelhante aos flocos de aveia, que podem ser consumidos com frutas e iogurte ou utilizados na preparação de pães, bolos, doces, sopas, vitaminas. A semente de amaranto também pode ser consumida, quando aquecida ela estoura como pipoca.

Existem diversas receitas que podem ser feitas com o amaranto, entre elas está o chá frio de amaranto. Além de saudável, o consumo do chá frio de amaranto auxilia no bom funcionamento do nosso organismo.

Quais os benefícios do chá frio de amaranto?

Os benefícios do chá frio de amaranto se estendem às mais diferentes necessidades, graças às propriedades do grão. A bebida é rica em proteínas, vitaminas, aminoácidos e minerais como cálcio, fósforo, potássio e tem alta concentração de fibras alimentares.As propriedades naturais do chá frio de amaranto incluem ação antioxidante, que combate os radicais livres, aumenta a oxigenação do metabolismo e reforça o sistema imunológico. A ingestão do chá de amaranto ainda colabora na redução dos níveis de colesterol, pois inibe a enzima responsável pelo acúmulo de colesterol no organismo e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer.

Receita do chá frio de amaranto

Anote a receita do programa Globo Repórter que ensina como fazer chá frio de amaranto.

Ingredientes

- Grãos de amaranto

- Cravo

- Canela

- Açúcar mascavo

Modo de preparar

Os grãos ficam 24 horas de molho. Depois, são cozidos, e o caldo é misturado a uma infusão de cravo, canela e açúcar mascavo.

Depois das 24 horas, você deve escorrer a água e colocar o amaranto que ficou no fundo ao fogo de volta para a panela. É preciso colocar um litro de água. Deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos. O amaranto vai engrossar o caldo.

Depois, você deve coar a mistura. O líquido que sobrou na jarra forma a bebida gelada. Leve para o liquidificador a parte sólida do amaranto que restou no coador e triture mais um tempo. Depois volte a peneirar com água essa mistura. Nessa segunda peneirada, você vai obter um líquido mais espesso que forma o chá quente.

Coloque a cravo e a canela. Depois, é só adoçar e colocar o limão. No final, você tem um refresco de amaranto, uma bebida energética, repleta de sais minerais e proteínas.

0 comentários:

Postar um comentário