domingo, agosto 16, 2009

Conheça seu cabelo

Conhecer o seu cabelo é fundamental para evitar problemas como caspa, queda ou até mesmo seborréia. Além do tipo, é importante saber que cada cabelo tem um ciclo de vida próprio, e muito curto, pois dura apenas de cinco a sete anos. Ter um cabelo saudável é um fator extremamente importante do ponto de vista estético.

Sofrer de problemas como caspa, oleosidade, ou calvície pode atingir fortemente a auto-estima de quem vive estas situações. Mas, antes de mais nada, é importante saber o que é, afinal, um cabelo?

Esta é uma designação utilizada por todos nós para classificar, simplesmente, os pêlos da cabeça do ser humano.

Acontece que estes "pêlos" são muito importantes para a nossa aparência visual, além da sua análise ser útil no diagnóstico de certas doenças. Um cabelo saudável é, em regra, forte, grosso e fácil de moldar. Daí que as experiências de frisagem ou coloração possam testar a qualidade dos 120 a 150 mil cabelos que cada pessoa costuma ter.

Os três tipos

Os especialistas dividem os cabelos em três tipos:

- normais

- secos

- oleosos

As pessoas que pertencem ao primeiro tipo têm um cabelo brilhante, fácil de pentear e que não necessita de ser lavado com muita freqüência, pois o couro cabeludo costuma estar limpo e as glândulas sebáceas produzem apenas a gordura necessária para a alimentação do cabelo. Nesses casos, basta lavar a cabeça com um xampu suave e ter o cuidado de proteger o cabelo de fatores externos como o sol ou o vento.

Quem pertence à categoria dos oleosos já não tem tanta sorte, pois as glândulas sebáceas têm uma produção acima do que seria necessário. Resultado: a gordura faz com que o cabelo, que geralmente já é fino, perca o volume e que seja necessário recorrer às lavagens com mais freqüência. Um dos mitos associados ao cabelo é, precisamente, o de que lavar demasiado enfraquece. Nada mais errado. O segredo está na escolha de produtos adequados a cada tipo.

Quanto aos cabelos secos, também não poupam muito a paciência de quem os possui. A sua principal característica é a de serem baços e com pontas espetadas por todos os lados. Neste caso, o que se passa é que a gordura produzida não é suficiente. Também aqui a lavagem é uma das principais medidas terapêuticas, uma vez que a sujeira do couro cabeludo impede que os folículos pilosos e as glândulas sebáceas funcionem de uma forma eficaz.

Cabelos brancos

O cabelo tem o seu ciclo de vida e, como tal, também envelhece. Um desses sinais de envelhecimento é o aparecimento dos primeiros fios brancos, que no caso dos homens até podem ser bem aceitos, mas no sexo feminino são geralmente mal recebidos.

O aparecimento de cabelos brancos está relacionado com um abrandamento e posterior paragem por completo da formação de grânulos de melanina, que são os principais responsáveis pela coloração natural. Este fenômeno pode acontecer devido à diminuição ou total ausência de tirosina no bolbo piloso, ou a uma deficiência ou inibição do processo enzimático. Assim, existem três tipos de causa para os brancos:

-a fisiológica, mais comum, que se manifesta a partir dos 30/35 anos de idade e termina aos 60/65;

-a hereditária precoce, cujo caso extremo é a ausência de pigmentação;

- a traumática precoce, que é provocada por emoções fortes.

Em qualquer um dos casos é difícil travar o ciclo em que o cabelo entra, portanto, a solução é disfarçar. Para isso, são cada vez mais as mulheres que recorrem sistematicamente aos profissionais com o objetivo de contornar as inevitáveis marcas deixadas pelo tempo - com o recurso das mais diferentes tintas, que permitem manter a aparência com que se identificam.

Esperança de vida de um cabelo: 5 a 7 anos

Um ser humano tem em média entre 120 a 150 mil cabelos, cada um deles com um tempo de vida que pode ir até aos 5 anos num homem e até aos 6 no caso das mulheres. Terminada a época de crescimento, caem e são substituídos por um cabelo novo, que, entretanto, já se formou na raiz.

O termo correto para designar cada cabelo é unidade pilo sebácea, já que, para além do cabelo propriamente dito, cada haste capilar está implantada num folículo que inclui ainda uma glândula sebácea e um músculo (o que põe os cabelos em pé).

Cada uma destas unidades cresce de forma independente. A esta falta de sincronia chama-se padrão mosaico e, na verdade, é isto que permite que os cabelos não nasçam, cresçam e caiam todos na mesma altura, o que nos deixaria carecas de tempos em tempos.

Existem também algumas áreas da cabeça onde o crescimento é mais rápido. O alto da cabeça é um desses pontos. Nesta zona, os cabelos têm um crescimento de cerca de 0,44 milímetros por dia, enquanto a média geral de crescimento ronda os 0,35 milímetros, o que corresponde a pouco mais de um centímetro por mês. Assim, ter um cabelo longo e saudável não implica apenas alguns cuidados de higiene e o recurso frequente ao cabeleireiro, mas requer também alguma paciência.

Para diferentes problemas, diferentes soluções.

Existem vários problemas que podem afetar a boa saúde dos cabelos, existindo para cada uma delas produtos específicos.

Excesso de oleosidade:

Máscaras à base de algas, que absorvem o sebo, óleos essenciais que acalmam as glândulas sebáceos e oligoelementos.

Escamação ou caspa:

Limpeza e hidratação profundas, com terra vulcânica, óleos essenciais e oligoelementos.

Reestruturação da fibra:

Cosméticos revitalizantes e nutritivos de gama adequada ao tipo de cabelo além de, uma vez mais, oligoelementos.

Conhecendo melhor seu fio poderá também cuidar dele melhor.

Um grande abraço!


Tiago Parente é cabeleireiro, membro da Haute Coiffure Française, Paris, e sócio do salão Fashion Clinic, em Ipanema, no Rio de Janeiro.

0 comentários:

Postar um comentário