sexta-feira, abril 23, 2010

Algumas receitas de bebida quente

Capuccino com extrato de soja
Ingredientes: 100g de extrato de soja em pó, 1 lata de leite em pó desnatado, 1 xícara (chá) de café solúvel, ½ xícara de chá de cacau em pó, 100g de açúcar mascavo, ½ colher de chá de canela em pó. Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador. Guardar em potes bem fechados. Modo de usar: Em uma xícara de chá, adicione uma colher de sobremesa bem cheia do pó. Adicionar aos poucos água fervente mexendo bem até dissolver. Servir em seguida.
Quentão sem álcool 
 Ingredientes: 500ml de suco de uva, 1 ½ l de água filtrada, 1 xícara (chá) de açúcar *demerara, 100g de gengibre, 2 pedaços de canela em pau, 10 unidades de cravo, 2 limões cortados em rodelas. Modo de preparo: Em uma panela, colocar o suco, a água e o açúcar. Misturar e deixar aquecendo. Adicionar o cravo, o gengibre, a canela e as rodelas dos limão. Deixar levantar fervura, manter no fogo por cerca de 10 minutos. Apagar o fogo, coar e servir.
Cappuccino com especiarias
 Ingredientes: 1 xíc. (chá) de água, 1 lasca de gengibre, 2 cravos, 1 pedaço de canela em pau, 1 col. (sopa) de café solúvel, 1 col. (sopa) de cacau, 1 col. (sopa) de leite em pó desnatado, 1 col. (sobrem.) de adoçante. Modo de fazer: Em uma caneca, ferva a água com o gengibre, os cravos e a canela. Retire as especiarias e junte o café, o cacau, o leite em pó e o adoçante. Bata no liquidificador até ficar bem cremoso. Sirva em seguida, bem quente.
Chocolate quente temperado com laranja

 Ingredientes: 8 xícaras (chá) de bebida de soja (leite de soja), 7 unidades de cravo da índia, 2 canelas em pau, quebradas em pequenos pedaços, 1 pitada de pimenta cayenne, ¼ xícara (chá) de açúcar *demerada, 1 colher (sopa) cheia de raspa de casca de laranja, 500g de chocolate amargo (70% de cacau). Modo de preparo: Misturar o leite de soja, os cravos, a canela, a pimenta cayenne, o açúcar demerada e as raspas de laranja em uma panela grande. Levar a mistura em fogo brando, tomando cuidado para não transbordar. Mexer esporadicamente e deixar em fogo baixo por 15 minutos para permitir que os temperos se misturem. Picar o chocolate e transferir para uma jarra. Coar o leite temperado na jarra e mexer bem para dissolver o chocolate. Distribuir em canecas e servir em seguida.

Chá perfumado
Ingredientes: 1/2 litro de água, 1 col. (sopa) de sementes de erva-doce, casca de 2 laranjas-pêras sem a parte branca, 4 unidades de anis-estrelado, 1 col. (sobrem.) de adoçante. Modo de fazer: Em uma caneca, coloque a água, as sementes de erva-doce, a casca de laranja e o anis. Ferva por 3 minutos. Depois tampe e deixe em infusão durante 15 minutos. Adoce e sirva bem quente.

http://www.minhavida.com.br/conteudo/1111-Esquente-o-corpo-e-tapeie-a-fome-com-bebidas-quentinhas-e-leves.htm


*Nota:  Açúcar Demerada
Também usada no preparo de doces, esse açúcar de nome estranho é um dos tipos mais caros. Ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom-claros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo

0 comentários:

Postar um comentário