sexta-feira, abril 23, 2010

Esquente o corpo e tapeie a fome com bebidas quentinhas e leves

Misturas inusitadas te ajudam a enfrentar as baixas temperaturas de forma gostosa

Quando os a temperatura começa a cair, logo vem aquele medo de ver o ponteiro da balança disparar, já que costumamos comer e beber mais alimentos calóricos para esquentar o corpo. Sem contar que a força de vontade para praticar atividade física precisa ser redobrada, quando você lembra do frio que faz lá fora. Assim, o inverno geralmente manda embora parte dos resultados que conquistamos na preparação para o verão. O peso aumenta e, como se na bastasse, parece mais difícil eliminar os quilos adquiridos. Mas esse drama de inverno tem explicação.

Para se manter aquecido, nosso corpo contrai de forma involuntária os poros, pois eles funcionam como isolante térmico, impedindo a perda de calor para o ambiente. Essa contração favorece um discreto acelerar do metabolismo e, por isso, necessitamos de mais energia, que vamos buscar, invariavelmente nos alimentos calóricos, como massas, pães e no chocolate quente. "A tendência é aumentar o consumo de alimentos ricos em gorduras como, por exemplo, fondue, carnes, bolos, queijos. As gorduras levam maior tempo para ser digeridas e combinam com as baixas temperaturas", explica a nutricionista chefe do Dieta e Saúde Roberta Stella.

No que diz respeito às bebidas, as mais procuradas costumam ser aquelas que envolvem chocolate e bebida alcoólica. Porém, nem sempre elas são a opção mais magra e certeira para esquentar o corpo. "As bebidas alcoólicas são vasos dilatadores. Apesar de aumentarem a temperatura corporal num primeiro momento, a dilatação dos vasos faz com que haja maior dissipação do calor, fazendo a sensação de frio voltar rapidamente", afirma Roberta. "Por outro lado, a cafeína presentes nos chás, cafés e chocolates são vasos constritores e reduzem o efeito de calor no frio. São, por isso, boas pedidas para o inverno".

Mas abrir mão das bebidas alcoólicas e de uma xícara de chocolate não precisa ser sinal de passar frio ou fome! Bem pelo contrário, por meio de substituições desses alimentos vasos constritores por versões menos calóricas, é possível preparar bebidas nutritivas e gostosas. "Para deixar as bebidas mais leves, utilize adoçantes ou açúcar mascavo ou produtos light. Mas, o mais prudente mesmo, é consumir em pequena quantidade", recomenda a nutricionista Roberta Stella. 


http://www.minhavida.com.br/conteudo/11191-Esquente-o-corpo-e-tapeie-a-fome-com-bebidas-quentinhas-e-leves.htm

0 comentários:

Postar um comentário