quarta-feira, abril 14, 2010

Alimentos funcionais aliados na prevenção de doenças


São alimentos que além de fornecerem energia para o corpo e uma nutrição adequada, produzem outros efeitos que proporcionam benefícios à saúde, auxiliando na redução e prevenção de diversas doenças 

Aveia 
A aveia ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL-c), além de melhorar a prisão de ventre. 
A quantidade recomendada para seu consumo é de 3 colheres de sopa por dia de farelo de aveia. 

Alho 
O alho ajuda na redução da pressão arterial, protege o coração ao diminuir as taxas de colesterol  ruim, contribui aumentando os níveis de colesterol bom. Além desses efeitos, possui efeito antialérgico, antioxidante e antimicrobiano. 
A quantidade recomendada para seu consumo é de 1 dente por dia. 

Azeite de oliva 
O azeite de oliva auxilia na redução do colesterol ruim e na manutenção de bons níveis de colesterol bom. Sua ingestão no lugar da manteiga e margarina pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração. 
A quantidade recomendada para seu consumo é de 1 colher se sopa por dia. 

Castanha-do-pará 
Auxilia na prevenção de problemas cardíacos, além de ser rica em selênio, presente em mais de 300 enzimas do organismo, sendo muito importante para o sistema antioxidante. 
A quantidade recomendada para seu consumo é de 1 unidade por dia. 

Chá verde 
Possui ação na prevenção de tumores malignos, atua no retardo do envelhecimento, na redução do colesterol total, da pressão arterial, auxilia no tratamento da obesidade, previne pedras nos rins e possui efeitos antioxidantes. 
A quantidade recomendada para seu consumo é de 4 a 6 xícaras por dia. 

Frutas e verduras 
Ajudam a prevenir diversos tipos de câncer, e seu consumo regular auxilia na redução de doenças do coração e da pressão arterial, além de evitar doenças como a catarata. 
A quantidade recomendada para seu consumo é de 3 a 5 porções de frutas diárias e pelo menos 3 tipos diferentes de verduras por dia. 

Peixes 
Os peixes ricos em Ômega 3 previnem infartos e derrames, protegendo o coração, reduzindo os níveis de colesterol ruim e aumentando o bom, além de reduzirem dores como artrite, melhorar a depressão e proteger contra doenças degenerativas do envelhecimento. 
A quantidade recomendada para seu consumo é de 2 a 3 vezes por semana assado, grelhado ou cozido. 

Soja 
Seu consumo diminui os níveis de colesterol ruim, ajuda a reduzir riscos de doenças do coração, ameniza od efeitos da menopausa, prevenção de câncer de mama e cólon e atua na regulaçaõ do intestino. 
A quantidade recomendada para seu consumo é 150 gramas de grão por dia, o que equivale a uma xícara de chá. 

Uva vermelha 
Atua na modulação do metabolismo de lipídeos, protegendo contra doenças do coração e adequando produção de colesterol pelo fígado. 
A substância antioxidante resveratrol presente no vinho seco ou suco de uva possui atividade anti-cancerígena, ajuda a aumentar os níveis do bom colesterol e evita o acúmulo de gordura nas artérias. 
A quantidade recomendada para seu consumo é de 2 copos de suco de uva ou uma taça de vinho tinto seco por dia. 
http://www.dietacerta.com.br/noticias.php?n=136&c=8

0 comentários:

Postar um comentário