sexta-feira, julho 16, 2010

Congelando Frutas

Frutas de Verão o Ano Todo

Esses são os métodos mais apropriados para o congelamento de frutas. Aproveite...
Abacate: retire a polpa e bata no liquidificador com 2 colheres (sopa) de suco de limão. Se quiser adoce
a gosto. Não congele inteiro. Dura 2 meses no congelador.
Abacaxi: escolha frutas bem maduras.
Descasque o abacaxi, retire o miolo corte em rodelas. Congele ao natural, em calda rala ou normal, ou se preferir misture com açúcar na proporção de uma parte de açúcar para 4 partes de fruta.
Ameixa: lave bem, corte ao meio e retire o caroço. Congele ao natural, pulverizando com água e ácido ascórbico. Em calda normal, acrescente ½ colher (chá) de ácido ascórbico para cada litro de calda. Com açúcar utilize 1 xícara de (chá) para cada quilo de fruta. Em purê: descasque e desencaroce as ameixas. Ponha numa panela que não seja de alumínio e amasse ligeiramente as frutas. Adicione água somente para cobrir o fundo da panela e leve ao fogo brando até as ameixas ficarem macias. Bata no liquidificador com suco de limão, adoce a gosto, embale em recipiente próprio e congele. Ao natural dura somente 3 meses.
Banana: não congela inteira. Precisa ser amassada com suco de limão e açúcar a gosto. Também pode ser
congelada levemente cozida ou frita. Dura de 6 a 8 meses.
Figo: lave, escorra e se quiser descasque. Parta ao meio de deixe inteiro. Congele ao natural borrifando cada quilo de fruta com ¾ de colher (chá) de ácido ascórbico dissolvido em um pouco de água, ou congele em calda rala usando ¾ de colher (chá) de ácido ascórbico por litro de calda.
Jaca: separe os bagos, retire os caroços e congele ao natural.
Laranja, Limão e Tangerina: podem ser congelados inteiros, mas ficam melhor descascados, com a membrana branca retirada e divididos em rodelas ou gomos. Congele ao natural borrifando ½ colher (chá) de ácido ascórbico dissolvido em suco da própria fruta ou, congele com calda rala preparada com o suco da fruta completando com água, ultlize ½ colher (chá) de ácido ascórbico para cada litro de calda. Ou se preferir, congele com açúcar usando 3 quilos de fruta, ½ quilo de açúcar dissolvido em suco da fruta acrescido de 1 colher (chá) de ácido ascórbico.
Maça: descasque e retire as sementes. Corte em fatias e congele com açúcar, polvilhe cada quilo de maçã com ½ xícara de açúcar misturada com ½ colher (chá) de ácido ascórbico, ou congele com calda natural, utilizando ½ colher (chá) de ácido ascórbico para cada litro de calda.
Mamão: descasque e corte em fátias ou faça bolinhas com o boleador. Congele ao natural ou com açúcar.
Maracujá: retire a polpa e as sementes. Congele ao natural.
Melão e Melância: descasque retire as sementes, corte cubos ou faça bolinhas com o boleador. Congele ao natural ou em calda rala. Duram 9 meses.
Pêra: não se congela crua. Descasque retire as sementes, corte em metades e cozinhe durante 3 minutos numa calda normal. Deixe esfriar e embale cobrindo a fruta com a calda.
Uva: congele apenas se for utilizar em saladas de frutas, tortas ou bolos. A uva sem semente pode ser congelada inteira. Para qualquer outro tipo de uva, lave bem, escorra, corte ao meio e tire as sementes. Congele numa calda normal.
• A não ser em casos específicos, as frutas congeladas duram por 1 ano.

0 comentários:

Postar um comentário