sexta-feira, outubro 22, 2010

É hora do brunch

Para relaxar ou confraternizar, o mix de café da manhã e almoço é um sucesso
Fim de semana de folga, você acorda com uma preguiça danada de preparar o almoço e já está tarde para tomar café da manhã, o que fazer? Uma ótima opção para começar o dia bem alimentado é o brunch, junção das palavras breakfast e lunch (café da manhã e almoço).
Hábito tipicamente americano, conta a lenda que o primeiro brunch foi servido em um domingo de 1890 por iniciativa de estudantes boêmios da Universidade de Oxford, na Inglaterra. "No Brasil, a moda chegou tímida nos anos 80, mas ganhou tanta simpatia na década seguinte que até os hotéis passaram a incluí-lo em seu cardápio. Atualmente, o brunch é bastante utilizado em eventos de lançamento como coleções de lojas, imóveis, automóveis, empresas e estandes de feiras", revela a cerimonialista Sara Gomes.
Você pode adaptar o brunch também a comemorações como batizados, Dia das mães, Páscoa ou, simplesmente, a uma confraternização entre amigos. Gostou? Siga nossas dicas:
Em casa
De salgados a doces, de frutas a carnes, de café a bebidas alcoólicas, a refeição que mistura alimentos do desjejum e do almoço é bastante variada e agrada a todos. "Os pratos mais indicados para o brunch são pães, bolos, ovos mexidos, pequenos sanduíches, batata assada, waffles, panquecas, iogurtes, massas com molhos leves e carnes frias fatiadas. Café, chás, sucos, drinques suaves como Blood Mary, espumantes e refrigerantes também são bem-vindos", sugere a consultora de etiqueta Elizabete Côrtes.
 Para quem quer receber os amigos em casa, o brunch é bastante prático de organizar. "Servido no sistema de buffet, os convidados podem circular livremente pela mesa onde está a comida. Não é necessária a contratação de garçons e o anfitrião fica mais livre para se divertir e dar atenção a todos", explica Sara Gomes.

 Embora algumas noivas já tenham se rendido ao charme dos brunchs, este tipo de refeição não é muito aconselhável para comemorações formais. Por ser servido entre às 10h e 13h, é ideal para aquelas ocasiões que permitem uma maior flexibilidade de horário de chegada dos convidados. Um clima descontraído, ambiente arejado, poucas pessoas circulando e traje esporte ajudarão a garantir o sucesso da sua confraternização caseira.
Se você não quer saber de organizar nada, apenas deseja aproveitar as delícias do brunch, há inúmeras opções de estabelecimentos que servem a refeição. Os hotéis são os maiores especialistas no assunto. No Rio, o Copacabana Palace oferece todos os domingos um cardápio requintado com diversas opções de saladas, pratos quentes, sobremesas, pães e queijos finos, ostras, camarão e caviar. O serviço é aberto ao público e inclui uma taça de espumante. Nada como degustar uma boa comida e poder apreciar a vista da praia mais famosa do mundo.
No Velho Mundo, o brunch também conquista adeptos. A refeição, que pode durar um dia inteiro, atrai famílias para os restaurantes e reúne todos em volta da mesa. Em Lisboa, o Noobai Café serve o desjejum/almoço todos os dias a partir das 12h. Embora o domingo seja a data mais concorrida, o lugar é bastante frequentado durante a semana. De cima de um mirante com vista para a bela cidade, pode-se desfrutar de taças de frutas frescas servidas com cereais, iogurte natural, saladas, entre outras delícias típicas de Portugal e de outros países.
RECEITA, HUM, DELÍCIA!
Se você quer organizar um brunch em casa, mas não sabe nem por onde começar, a banqueteira Gislaine Oliveira sugere uma iguaria rápida e fácil de preparar que vai encantar seus convidados. "Além de ser uma opção leve que substitui com eficiência pratos quentes mais elaborados, o pequeno suflê de queijo pode ser servido em recipientes individuais. O resultado é prático, bonito e delicioso". Anote a receita!
Suflê de queijo
Ingredientes:
 - 2 colheres e meia (sopa) de manteiga

- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 copo de leite (150 ml)
- 4 ovos
- 1 lata de creme de leite
- sal, pimenta-do-reino e noz-moscada
- 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (80 g)
- 1 xícara (chá) de queijo prato ralado (100 g)
Modo de preparo:

Aqueça a manteiga, junte a farinha de trigo e, aos poucos, acrescente o leite. Mexa bem em fogo baixo, junte as gemas batidas com o creme de leite, sal, pimenta-do-reino, noz-moscada e os queijos. Deixe esfriar. Bata as claras em neve e incorpore delicadamente à mistura de queijo. Passe para uma fôrma de suflê (cerca de 20 cm de diâmetro) untada e leve ao forno médio (180ºC) por aproximadam
ente 30 minutos.
Por Isabella Monteiro
http://www.bolsademulher.com/gourmet/e-hora-do-brunch-100167.html

0 comentários:

Postar um comentário