quinta-feira, março 17, 2011

Mulheres de sucesso incomodam os homens

Não é para todo mundo que o sucesso do companheiro é sinal de alegria. Na maioria dos casos é o homem que se sente desconfortável.

Talvez porque não estejam, ainda, preparados para lidar com a independência feminina. Ou pior, sintam-se ameaçados por elas. Em casos extremos, a separação do casal pode ocorrer.

Por séculos os homens ocuparam a posição de provedor, enquanto a mulher era frágil e indefesa. Porém, essa realidade mudou e as mulheres conquistaram espaço na sociedade - situação pode interferir de forma negativa na relação. "Vivemos uma fase de transição, com a mudança de paradigmas sobre os gêneros. A única coisa que nos resta é flexibilizar nossas mentes, pois, na prática, as transformações já estão em pleno andamento", é o que afirma Sérgio Savian, terapeuta especializado em aconselhamentos.

É curioso como mesmo a ala masculina mais jovem pode sofrer deste "mal". "Os homens sempre associaram a sua potência ao fato de serem os comandantes da relação. Os que continuam acreditando nisso sofrem muito ao constatar que não é bem assim que ocorre", observa Sérgio. Não podemos esquecer que no Brasil o salário dos homens é maior do que o das mulheres. Segundo uma pesquisa realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, os homens ganham 30% mais.

O terapeuta expõe que uma promoção no trabalho já é o suficiente para deixar os homens com um pé atrás. "Qualquer indício de poder faz com que alguns homens, que se identificam com o antigo pensamento machista, sintam-se ameaçados", assegura Sérgio. "Ao ganhar mais do que o homem, a mulher simplesmente prova sua capacidade e talvez até a superioridade, uma verdade difícil de assimilar", completa.

As mulheres buscam sucesso para satisfazer um desejo pessoal e não para afetar o companheiro. As que conquistaram um lugar de destaque conseguiram por méritos, por isto, merecem desfrutar disso sem remorso. Porém, não se deve nunca usar a glória para desmerecer alguém. Sérgio Savian é categórico: "Todo e qualquer poder associado à vaidade e à competição gera um comportamento maléfico para todos os envolvidos".

Quem está passando por essa circunstância pode procurar conversar com o companheiro. O casal que se alegra com o bom desempenho do outro vive melhor. "Para quem aceita esta nova situação, as relações se tornam mais fáceis. Todo mundo ganha quando aposta no crescimento do outro. O bom diálogo é típico daqueles que não se escondem e que buscam a igualdade de oportunidades. A falta de diálogo só interessa para quem não deseja mudar nem crescer", dispara o terapeuta.

Sérgio ressalta que a mulher não deve disfarçar quem realmente é, no intuito de agradar ao parceiro. Tão pouco ela deve permitir que ele mantenha a crença de que o homem é sempre superior. O terapeuta deixa a dica: "Se a mulher ganha mais que o homem, é justo que ela colabore com as despesas. O final do machismo também está nas mãos delas, abrindo mão do conceito de que os homens são os seus protetores".

Por Bianca de Souza (MBPress)

0 comentários:

Postar um comentário