terça-feira, outubro 25, 2011

Profissão: de olho no futuro

Ficar atento ao mercado de trabalho é fundamental para entender quais carreiras estarão em alta nos próximos anos


Além de conhecer suas habilidades para saber qual profissão escolher, é preciso ficar de olho no mercado de trabalho. Afinal, há setores que já estão saturados de profissionais, enquanto outros estão aquecidos. Também é importante checar as perspectivas de crescimento para os próximos dez anos - tempo mínimo necessário para você se formar e encontrar um emprego.


A boa notícia é que o Brasil passa por um ótimo momento econômico. “O mercado está aquecido, temos muita demanda, principalmente na área de infraestrutura”, avisa o consultor carioca William Monteath, diretor de operações da Robert Half, empresa de recrutamento internacional. A realização da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016 também mexe com esse panorama econômico, fortalecendo carreiras que ainda possuem pouca procura.


Conheça a seguir oito profissões que estão em alta e que tendem a abrir muitas vagas nos próximos anos:


1 - Engenharia de petróleo
A exploração da camada de pré-sal no Brasil ainda é recente, e isso deve crescer muito nos próximos anos. Assim, o engenheiro especialista em exploração de poços e jazidas será muito valorizado.


2 - Geologia
A procura do geólogo também está ligada ao aumento da exploração de recursos naturais no país, como gás natural e pré-sal. “O mercado está muito carente desse profissional. Os que existem já têm mais de 30 anos de carreira, e não há renovação”, diz William.


3 - Engenharia civil
Há muitas obras sendo feitas no Brasil, também por conta da realização da Copa e das Olimpíadas. Tratam-se de grandes construções, como estádios, rodovias, viadutos, o que demanda muitos especialistas em construção civil.


4 - Engenharia elétrica e mecânica
Com a melhoria da infraestrutura brasileira, muitos engenheiros serão solicitados, como o engenheiro eletricista e o mecânico.


5 - Contabilidade
Especialistas na área financeira são profissionais muito valorizados, entre eles, o contador, uma vez que possui habilidade para lidar com diversos segmentos, seja na área de impostos, planejamento, auditoria ou controladoria, o que o deixa em evidência para ocupar cargos importantes em grandes empresas.


6 - Direito
Há boas perspectivas para o advogado especialista em fusão e aquisição de novas empresas. Com o aquecimento da economia, cresce o interesse de investidores estrangeiros no país, o que gera mais negócios. Daí a procura por esse profissional.


7 - Desenvolvimento de novos negócios
Essa é uma carreira nova e pouco conhecida no Brasil. Mas o diretor de operações da Robert Half aposta nela como uma das principais nos próximos anos. “É o profissional que vai atrair clientes, tratar da área comercial de uma empresa quando ela está trazendo sua operação no Brasil. Deve ser um indivíduo muito habilidoso e possuir bom relacionamento com o mercado e clientes”, diz o consultor.


8 - Marketing esportivo
A realização da Copa e das Olimpíadas gerará muitos investimentos na área esportiva. Assim, especialistas em marketing esportivo devem ser muito requisitados para lidar com patrocínios e promover ações durante os eventos. Agências de publicidade, de promoções e até fabricantes de materiais esportivos tendem a procurar esse profissional.
Fonte


Eu listaria também qualquer profissão ligada a gestão e planejamento ecológico. Com as leis de Ecologia, as empresas tem que se adequar se não quiserem sofrer sanções pesadas.

0 comentários:

Postar um comentário