terça-feira, julho 14, 2009

Geléia de Laranjas e Limões Galego

receita da Flavia Pantoja

Com geléias, a qualidade das frutas é sempre primordial. É claro que isso é sempre verdade mas no caso das geléias, é essencial para o sucesso da receita..

Essa receita de geléia de laranja me foi passada pelo Pierre Hermé quando fiz o curso na Ecole Ferrandi em Paris. É uma receita para os que realmente gostam de laranjas e limões. É forte e com o mínimo de açúcar para sua conservação. Se você for sortuda com eu e tiver amigos com um quintal maravilhoso como esse, aproveite e dobre a receita assim você vai poder distribuir um pouquinho desses potinhos de sol ao seu redor.

Para aproximadamente 2 quilos de geléia
ingredientes

1,5 kg laranjas orgânicas
450 gramas limões orgânicos (eu usei limões galegos)
1 kg açúcar cristal
300 gramas água
15 gramas pectina
50 gramas de açúcar
6 cardamomos inteiros
modo de preparo
1. Lave as laranjas e os limões e seque-os bem. Com uma mandoline ou uma faca bem afiada, corte as frutas em fatias bem finas e reserve tudo, inclusive o suco que for pingando, numa vasilha grande.
2. Numa panela, ferva o açúcar cristal com a água até o açúcar dissolver totalmente. Entorne esse xarope fervendo nas laranjas e limões fatiados. Mexa delicadamente com uma colher de pau para envolver bem as frutas com o xarope e deixe repousar por no mínimo 12 horas, coberto com um pano.
3. Ponha uma parte das laranjas e limões fatiados no copo do processador e triture rapidamente usando o botão do pulse. Tome cuidado para não processar demais pois queremos manter pedaços de frutas. Quando estiver tudo picado, ponha numa panela grande e ferva. Quando estiver fervendo, junte a pectina, o açúcar e os cardamomos. Cozinhe a geléia até ela reduzir em 1/3 ou até ficar da consistência de sua preferência.
4. Esterilize 8 vidros aproximadamente (o numero exato vai depender do tamanho de cada um) passando-os no forno a 100º C por 5 minutos. Ponha a geléia ainda quente nos vidros quentes, tampe e imediatamente vire os vidros de cabeça para baixo. Deixe esfriar totalmente assim. Etiquete sempre com a data.

0 comentários:

Postar um comentário